25 de novembro de 2010

O perigo do Overtraining!

A nossa tendência natural é pensar que mais treino é igual a mais ganho. Isso não é bem assim...

O overtraining pode ser melhor descrito, como um estado em que o atleta realiza um treino muito stressante e simplesmente não consegue recuperar do desgaste. Normalmente isso ocorre quando falhamos ao pedido de descanso do nosso corpo, prosseguindo então para uma condição cada vez pior.
 


Os principais sintomas de Overtraining são:
·          Cansaço anormal 
·          Irritabilidade  
·          Falta de vontade de malhar 
·          Perda de apetite 
·          Perda de força 
·          Contusões e resfriados freqüentes 
·          Dores de cabeça 
·          Sede anormal 
·          Insônia  
·          Tremor nas mãos 
·          Depressão 
·          Ansiedade

Outra situação que pode causar Overtraining além do treino em si, é o facto de subestimar-mos a nossa necessidade nutricional. Uma dieta (acompanhada por um profissional) bem conseguida, na qual é analisada a nossa necessidade de consumir proteina, carbohidratos, vitaminas e minerais, entre outros,  ajuda imenso evitar o overtraining.  Um exemplo simples seria querer que um carro fizesse 50Km com gasolina suficiente apenas para 20Km.

O sono é a parte principal do descanso, durante o sono ocorrem vários processos metabólicos para regenerar o equilíbrio de todo o organismo. Uma pessoa adulta deve dormir pelo menos 7 a 8 horas por dia. Uma dica para melhorar a qualidade do sono e a capacidade de regeneração é a suplementação com ZMA (Zinco e Magnesio) que ajudam no relaxamento dos musculos facilitando a sua recuperação.



 

Bons treinos!
fonte: thiagopaiva-personal.blogspot.ch/

Sem comentários :

Enviar um comentário