29 de novembro de 2010

Técnica de treino "SuperSet"


A técnica SuperSet nada mais é, do que fazer 2 exercicios diferentes sem haver pausa para descansar, ao contrário do DropSet que esta basiado em 2 series no mesmo exercício. Normalmente esta tecnica esta associada a prática dos 2 exercicios ao mesmo grupo muscular, mas também existe a variação em que trabalhamos musculos Antagônicos (opostos) .

Os 3 principais tipos de SuperSet são:

1) Superset de mesmo grupamento muscular:
Esse é o mais utilizado. Significa fazer 2 exercícios diferentes que trabalham a mesma parte do corpo, como por exemplo "supino reto na barra" e "supino reto com halteres".

2) Superset alternando exercícios isolados e exercícios compostos:
Esse é um Superset de pré-exaustão. Significa fazer uma série de um exercício composto e então uma série de um exercício isolado. Exercícios isolados são aqueles que trabalham em cima de um grupamento múscular específico enquanto que os compostos trabalham sempre mais de um grupamento muscular por vez. Um bom exemplo é "voador" (isolado) e "supino reto" (composto).

3) Superset em exercícios que trabalham grupamentos musculares antagônicos:
Ou seja, fazer uma série de exercício para um determinado grupamento muscular e então imediatamente fazer uma série de outro exercício para o grupamento muscular antagônico (oposto). Um exemplo clásico disso é fazer um exercício de bíceps e então logo em seguida um exercicio de tríceps.



Lembrando sempre que essas técnicas de treinamento pode resultar em overtraining.
 Bons Treinos



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4 comentários :

  1. qual a vantagem pro treino normal? e o objetivo?

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  2. Ola Felipe.
    O principal(não apenas isso) objetivo do SuperSet é alcançar mais fibras musculares, ao fim de algum tempo o corpo habitua-se ao esforço recebido, portanto o SuperSet trará um estímulo novo ao corpo, resultando numa ajuda ao processo de hipertrofia.
    Qqr outra dúvida, é só dizer.
    Cmpts

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  3. tou na academia... queria saber se nessa serie de exercicios sem pausa eu faria assim:

    Supino reto 2 series sem pausa e logo dpois pra supino inclinado sem pausa tb... é isso?

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  4. Ola fhilipe,
    Se entendi bem, voce deveria fazer 3 vezes o seguinte, uma série de supino reto(barra) e uma série de supino inclinado(halteres) sem pausas entre as séries, ou seja, a pausa seria depois do supino inclinado. É importante alternar entre barra e halteres para que a amplitude de alcance seja maior.
    Cmpts

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