24 de novembro de 2010

Técnica de treino "Drop Set"

O "Drop Set" é uma técnica de treinamento muito utilizada por atletas experientes. Consiste em fazer uma série de um determinado exercicio com o maior peso possível e logo de seguida reduzir o peso e realizar mais uma série do mesmo exercicio. Se a técnica for utilizada mais que uma vez recebe os nomes de Triple Drop-Set, Quadruple Drop-Set, etc..

O Drop Set gera um stresse muscular muito grande, portanto convém ser utilizado apenas por atletas com um certo grau de experiência. Esta técnica quando utilizada em exagero pode levar ao overtraining (excesso de treino) muito facilmente, portanto deve ser usada moderadamente e não em todos os treinos. Normalmente é realizado na última série do exercicio.

Um exmplo de Drop Set seria:
Supino reto na barra, ultima série com 60kg + barra.
8 repetições com 60Kg
8 repetições com 40Kg
8 ou mais (até esgotamento) com 20kg
E ainda há quem faça mais repetições só com o peso da barra ;D



Essa técnica tem o objetivo de impulsionar o treino quando aparentemente o atleta nota que houve uma pausa na sua evolução. Tanto a nível de força como de resultados fisicos.

Espero que essa técnica seja útil para você.
Bons treinos!




Exemplo:

2 comentários :

  1. Faço esse tipo de treinamento a três semanas e notei na segunda um avanço muito bo , quando trabalo triceps, abdomen e peito.

    ResponderEliminar
  2. Treino a um ano e comecei autilizar esse metodo a tres semanas e na segunda ja percebi diferenças quando trabalho triceps, abdomen e peito

    ResponderEliminar